Entrevista Sandra Neves – Escola Natureza +

Quando se juntou à Escola Natureza +, ou quando este projeto foi pensado, quais os conceitos de natureza que trazia consigo? E o que é que a Natureza lhe traz a si pessoalmente?

O conceito de natureza que trazia comigo é que é o nosso LAR – planeta Terra. Natureza essa que devemos de proteger, e não cuidar só num determinado sítio mas sim preservar cada lugar que tenhamos o privilégio visitar na nossa caminhada que é a vida.

Eu adoro o contacto com a natureza dá-me tranquilidade e paz, onde me sinto realmente bem, é onde “recarrego as baterias” para seguir a minha jornada, que é a vida.  

O que é que o contacto com a Natureza lhe trouxe enquanto Criança? Se puder recordar uma situação, é possível partilhar connosco?

Sentir o sol na cara, o vento no cabelo, comtemplar de cores, ouvir todos sons. Memórias que ninguém me retira de uma infância a brincar na Natureza com os meus irmãos.

Que vantagens é que acha que as crianças vão ter dos eventos da Escola Natureza +?

As crianças que tiverem o privilégio de estar na “nossa” Escola Natureza + vão ter experiências antásticas, pois é muito mais que desenhar ou pintar árvores, é colocarem “as mão nas massas” é terem contacto com a água, as folhas, a terra, aprendendo e sentindo com as suas mãos o que é a natureza.

E depois desta pandemia, é urgente que as crianças tenham oportunidade de explorarem a natureza para um desenvolvimento harmonioso e para estimularem os seus sentido, a estética,  o respeito, e o cuidar da terra e inter-relações entre os pares.

E os adultos?

Recordar… recordar é viver…

Recordar…o prazer das sensações, o prazer do sentir o movimento e o prazer da contemplação.

Sem esquecer que quem cresce em contacto com a natureza será um ser humano melhor sem dúvida, algo que nos irá trazer benefícios a longo prazo, teremos uma sociedade menos violenta, e mais preocupada com o outro.

Como vê a Escola Natureza + a crescer na Região Centro?

Sabemos, que o estilo de vida nas cidades não favorece o contacto com a natureza, e temos adultos e crianças que passam a maior parte do seu tempo em ambientes pequenos, fechados e cheios de cimento, acho que iremos marcar pela diferença na nossa região.

Sendo a Escola Natureza + situada numa zona próxima da Natureza com uma equipa multidisciplinar que os pais podem confiar.   

Nos próximos 5 anos há planos de investir a nível nacional e mais ações fora de Pombal?

É um sonho conseguir levar a Escola Natureza + fora de Pombal. Dar oportunidade as crianças/jovens da Escola Natureza+ conhecer outros locais e proporcionar experiências fantásticas e assim criar boas memorias que vão permanecer para sempre.

Como vê o trabalho da vossa equipa, as 4 pessoas que trabalham na Escola Natureza +?

Acho que a nossa Equipa se completa… A nossa equipa é cooperante e usam as suas competências individuais para alcançar objetivos comuns. Existe uma óptima relação de trabalho e de aceitação de todas as formas de pensar.

E esse trabalho de equipa, gostariam de replicar para as crianças com quem trabalham?

 Acho que é a nossa maior missão, temos que ser bons exemplos para as nossas crianças, pois elas aprendem com os exemplos. E saber trabalhar em equipa hoje em dia é essencial. 

Que competências e atitudes pretendem passar para as crianças e adultos que beneficiam das vossas atividades poderem levar para casa?

A cooperação, afinal, é preciso saber lidar com as outras pessoas.

A partilha pois todas as relações socias envolvem partilha e ajuda mutua. Empatia e o respeito que é importantíssimo, a capacidade de olhar para o outro e compadecer-se com o outro, e respeitar e considerar o outro também importante. Gratidão, a demonstração de gratidão gera relações saudáveis. Aprender a dizer “obrigado”.

Acho que tudo se resume a saber ser, a saber fazer e a saber estar.

Por fim, que mensagem quer deixar sua e da natureza (que afinal aqui representa!) a quem quiser inscrever-se nas vossas atividades?

Venha ser Feliz na Escola Natureza + … Aceite o Desafio!!


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *