Entrevista Alexandra Leal dos Santos – Escola Natureza +

Quando se junto à Escola Natureza +, ou quando este projeto foi pensado, quais os conceitos de natureza que trazia consigo? E o que é que a Natureza lhe traz a si pessoalmente?

A Natureza é tudo o que existe!

Pessoalmente a Natureza representa a filosofia da vida em que colocamos sementes na terra e se a terra for fértil essas sementes prosperam. A responsabilidade estará sempre na escolha da semente que colocamos na terra. A natureza traz-me também a certeza de que tudo está em movimento, que nada é estático. E que assim o é também a nossa vida. Mesmo quando pensamos que nada está a acontecer devemos relembrar do processo da natureza, em que tudo nasce, cresce, amadurece e morre e que novos e infinitos ciclos virão.

O que é que o contacto com a Natureza lhe trouxe enquanto Criança? Se puder recordar uma situação, é possível partilhar connosco?

Eu sou a criança que cresceu em contacto com a natureza. Sendo a mais velha de 3 irmãos, tínhamos sempre equipa para qualquer diversão. Fosse apanhar rãs, correr nos campos de arroz, acompanhar as vacas carregadas de arroz, espigas de milho, lenha, pinhas caruma…. Nas noites da descamisada do milho era uma alegria. Os mais velhos cantavam, contavam histórias, e os mais novos pulavam nas camisas de milho, que almofadavam o chão da eira, e que nos cobriam o corpo com uma cor e ardor, que naquele momento ninguém valorizava, porque era normal, fazia parte.

Relembro muitas vezes o quão divertido era, ficar à escuta dos sons que ouvíamos apenas para identificar o que ouvíamos e ganhar o primeiro lugar pela criatividade. Encontrarmo-nos nas noites de verão, com os vizinhos, já depois das 22h para apanharmos pirilampos. Tremíamos com os uivos, seriam lobos??? Raposas? Ui que medo.. mas nada nos fazia parar mesmo com medo, valia a família que tinha mais pirilampos no frasco.

Que vantagens é que acha que as crianças vão ter dos eventos da Escola Natureza +?

A maior vantagem que eu acredito que com os eventos da escola natureza + é as memórias que vamos proporcionar às crianças. Simples momentos que fazem sentir alegria e entusiasmo que são tão importantes manter na vida de adulto, e que temos a tendência de esquecer.

E os adultos?

Os adultos vão se permitir recordar os seus momentos e ficar radiantes por participar nessas memórias dos seus filhos. Eu acredito que na vida corrida que têm hoje já nem se lembram de como é bom sentir e observar as pequenas magias da natureza.

Como vê a Escola Natureza + a crescer na Região Centro?

Eu vejo a escola Natureza + impactar famílias na região centro assim como também vejo a oportunidade de proporcionar a vinda de novas famílias de outras regiões, pois a zona centro enriquece-nos muito quer com serra, quer com praia, quer com planície. Teremos um prazer enorme em acolher crianças de outras regiões.

Nos próximos 5 anos há planos de investir a nível nacional e mais ações fora de Pombal?

Sim, porque não?

Neste momento estamos a dar prioridade à nossa localidade que tão rica é assim como promover o intercambio e partilhas de experiências com outras regiões.

Como vê o trabalho da vossa equipa, as 4 pessoas que trabalham na Escola Natureza +?

Adoro.

Somos todas diferentes, com historias e experiencias diferentes e que temos o mesmo objetivo em partilhar as nossas experiências e conhecimentos promovendo a criação de memórias nas crianças estimulando a criatividade, promovendo o seu autoconhecimento, estimulando a descoberta dos seus próprios limites e permitindo  reconhecer com mais facilidade ao longo da vida o que lhes faz sentir e alegria, e entusiasmo para que as suas escolhas sejam feitas com base no que são verdadeiramente os faz sentir feliz.

E esse trabalho de equipa, gostariam de replicar para as crianças com quem trabalham?

Sem dúvida. Saber trabalhar em equipa, promover a união em vez da separação, da concorrência. Somos seres únicos que se juntam para fazer algo ainda melhor do que faríamos se fizessemos sozinhas. É alinharas competências naturalmente desenvolvidas de cada um e desenvolver ou estimular as competências que necessitem ser desenvolvidas para conseguirmos chegar onde desejamos.

Que competências e atitudes pretendem passar para as crianças e adultos que beneficiam das vossas atividades poderem levar para casa?

Para mim, sem duvida o autoconhecimento. O estar presente, o valorizar a observação, o silenciar, o acalmar a mente, o abrandar a velocidade do dia a dia. Sem duvida o conectar-se consigo mesmo para que consiga criar uma estrutura sólida de si mesmo pelo que é na sua essência.

Por fim, que mensagem quer deixar sua e da natureza (que afinal aqui representa!) a quem quiser inscrever-se nas vossas atividades?

Relembrar que menos é mais. Vivemos numa sociedade exigente e que muitas vezes corremos atrás de coisas que não gostamos ou nem valorizamos para ser aceites. Nós podemos relembrar aquilo que gostamos, relembrar quem somos, do que nos faz feliz, do que nos faz sentir alegria, do que nos faz sonhar e correr atrás desses sonhos. Hoje em dia, as pessoas correm atrás… e já nem sabem de quê nem porquê. Deixou de haver sentido da vida. E o sentido da vida é apenas SER feliz. Simples não é? Mas vamos fazendo tanto para os outros que a dada altura não sabemos responder à simples pergunta o que é que te faz feliz?  De que forma é que tu és feliz?

Se neste momento tens alguma dificuldade em responder a esta questão, estás convidado/a a visitar a Escola Natureza + e a participar em alguma das nossas atividades. A Escola Natureza + não te vai dar essa resposta mas vai proporcionar-te momentos que te vão facilitar a encontrar essa resposta. Essa resposta que é tão única, tão tua.

Obrigada!


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *